15/08/2008

Eclipse parcial da Lua será visto no sábado


Um eclipse parcial da Lua será visível em grande parte do mundo na noite de sábado, dia 16, quando a Terra passar entre o Sol e o satélite.
O fenômeno será visível principalmente na maior parte da África, da Europa Oriental, da Ásia Central, da Índia e do Oriente Médio.

Um eclipse da Lua acontece quando nosso satélite natural passa pelo cone de sombra (ou cone de penumbra) da Terra: o Sol, a Terra e a Lua se encontram nesse momento quase perfeitamente alinhados, o que corresponde à Lua cheia.

A observação a olho nu ou com dispositivos, não precisa de qualquer precaução em particular, ao contrário de um eclipse do Sol, conforme indica o Observatório de Paris.


Fonte:Site Terra

Sonda manda fotos da poeira de Marte

A sonda Mars Phoenix Lander, da Nasa, enviou as primeiras imagens da poeira de Marte ampliada num microscópio atômico - nunca antes algo de outro planeta fora visto tão de perto, segundo os astrônomos.
O grão de poeira em questão tem um micrômetro (um milésimo de milímetro) e é absolutamente banal em sua cor vermelha, o que dá o tom avermelhado para o solo e a atmosfera do planeta vizinho.

"O tamanho está de acordo com as previsões das cores vistas no pôr-do-sol do Planeta Vermelho", disse Urs Staufer, co-pesquisador da Phoenix, ligado à Universidade de Neuchatel, parte do consórcio suíço responsável pelo microscópio da sonda.

A Phoenix explora o círculo polar ártico de Marte desde 25 de maio, período em que comprovou a existência de água e gelo no planeta. Sua meta agora é determinar se há ou houve vida microbiana.

O microscópio de força atômica a bordo da sonda mapeia tridimensionalmente partículas com até 1 milésimo de um fio de cabelo - uma ampliação cem vezes maior do que a do microscópio óptico da sonda.

Neste mês, a sonda surpreendeu os cientistas ao indicar a presença de uma substância potencialmente tóxica na superfície de Marte, o perclorato. Os cientistas continuam trabalhando para confirmar ou não a existência dessa substância.

A Phoenix deveria passar três meses estudando o solo de Marte, mas com seu sucesso a Nasa decidiu mantê-la por mais cinco semanas, o que acrescenta 2 milhões de dólares aos 420 milhões do custo original da missão.


Fonte:Site Terra