22/01/2008

Estrelas antigas teriam formado planetas pela 2ª vez

Duas estrelas antigas parecem estar passando por uma segunda formação de planetas, um fenômeno que os astrônomos dizem nunca terem visto, informou nesta terça-feira o site Space.com. A decoberta foi publicada na Sociedade de Astronomia dos EUA.
"Esta é uma nova classe de estrelas que, depois de um longo tempo depois de terem formado a si próprias, apresentaram de novo condições de gerar novos planetas", disse Carl Melis, estudante de gradução em astronomia da Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

As estrelas estão na constelação BP Pisces e TYCHO 4144 329 2, que por sua vez estão na constelação da Ursa Maior. A idade das estrelas é desconhecida, mas os cientistas estimam que elas tenham bilhões de anos de idade, e provavelmente originaram os primeiros planetas há muito tempo.

"A maioria dos astrônomos acredita que quase todas as estrelas estão acompanhadas da primeira geração de planetas", disse Melis. No entanto, o grupo de Melis acredita que as estrelas descobertas tenham "dado à luz" a novos astros pela segunda vez.

"Nós acreditamos que a formação de planetas ocorre nas proximidades de estrelas quando elas ainda estão jovens e envolvidas em gás e poeira, o material necessário para formar corpos planetários", explicou Melis. Este material, no entanto, é completamente usado em cerca de 20 milhões de anos.

"Por isso nunca esperávamos encontrar uma formação tardia de planetas, já que não há condições necessárias nas proximidades", explicou. Os astrônomos ainda não sabem explicar como o fenômeno aconteceu, mas as estrelas parecem ter mantido algumas características de astros jovens.


Fonte:Site Terra

Nenhum comentário: