02/10/2008

Messenger fará 2º sobrevôo em Mercúrio na 2ª feira


A sonda espacial Messenger se aproximará pela segunda vez neste ano da superfície do planeta Mercúrio, informa a Nasa, a agência espacial americana. No dia 6 de outubro, a nave sobrevoará o solo a uma distância de aproximadamente 200 km, ganhando uma assistência gravitacional que lhe ajudará a se aproximar cada vez mais do planeta.
Com a manobra, a Messenger poderá manter o rumo para sobrevoar Mercúrio uma última vez, no próximo ano, antes de se tornar a primeira nave a orbitar o planeta mais próximo do Sol. O feito deve acontecer somente em 2011.

Na nova aproximação, a câmera de alta definição da sonda tirará mais de 1,2 mil fotos de 30% da superfície de Mercúrio, uma região que jamais havia sido vista por uma nave. Em janeiro, a Messenger observou apenas 20% do solo, além de fazer medições do campo magnético, exosfera, cauda de sódio, coloração e composição da superfície, e o campo gravitacional.

De acordo com Sean Solomon, principal pesquisador da missão, a região que será observada pela primeira vez tem uma área maior que a América do Sul. "A única previsão segura que podemos fazer agora é de que teremos novos descobrimentos", afirmou.

Após a primeira visita, os cientistas concluíram que Mercúrio se parece muito menos com a Lua do que se havia previsto inicialmente, já que ele possui características próprias e únicas. Segundo eles, a enigmática magnetosfera do planeta parece ser bem diferente do que a Mariner 10 havia descoberto na primeira viagem, quase 34 anos atrás. Naquela data, a Nasa havia sobrevoado apenas um hemisfério de Mercúrio.


Fonte:Site Terra

Nenhum comentário: