01/04/08

EUA exibirá imagens de Saturno tiradas por sonda

Mais de 50 imagens de Saturno e de suas múltiplas luas, feitas pelas sondas espaciais Cassini-Huygens, poderão ser vistas entre 26 de abril deste ano e 29 de março de 2009 no Museu de História Natural de Nova York, informou a instituição.
A missão Cassini-Huygens, promovida pela Nasa e pela Agência Espacial Européia, foi lançada em 15 de outubro de 1997 em Cabo Canaveral (Flórida), mas só entrou na órbita de Saturno sete anos depois.

A sonda espacial Cassini "obteve as imagens mais claras registradas, até agora, dos fenômenos atmosféricos de Saturno. Das violentas tempestades e nuvens até a complexa estrutura de seus famosos anéis e de suas numerosas luas", indicou o museu em comunicado. O museu nova-iorquino explicou que, desde que começou sua missão, a Cassini conseguiu descobrir 60 luas, em vez das 18 que inicialmente acreditava-se que Saturno tinha.

Em dezembro de 2004, a sonda Huygens se separou da nave mãe rumo a Titã, a lua gigante de Saturno, onde pousou em janeiro de 2005. Huygens sobreviveu apenas três horas às duras condições da maior lua de Saturno, o suficiente para transmitir informações sobre o satélite natural.

Enquanto isso, a sonda Cassini se instalou sem problemas em Saturno, de onde seguiu enviando dados. A exposição está dividida em quatro partes: uma sobre Saturno e sua atmosfera, outra sobre seus anéis, uma sobre Titã e Enceladus (luas geologicamente ativas de Saturno) e a última sobre os demais satélites naturais do planeta.

Os amantes do espaço também poderão ver, na mostra, maquetes das sondas espaciais Cassini-Huygens, segundo o museu nova-iorquino.


Fonte:Site Terra

Nenhum comentário: