01/04/2008

Marte e Vênus são mais parecidos que o imaginado

Marte e Vênus, planetas considerados tão diferentes entre si, têm mais em comum do que o imaginado. Duas naves espaciais descobriram que as atmosferas dos dois planetas
são muito parecidas. Ambas sofrem com o vento solar, uma vez que não têm um campo magnético protetor, como a Terra tem, de acordo com o site Space.com.

A radiação solar passa energia às partículas atmosféricas em Marte e Vênus, que aceleram e escapam dos planetas. O mesmo não ocorre com a Terra, que tem a atmsfera protegida por um campo magnético global.

"Estes resultados realmente mostram o lugar especial que é a Terra e a sorte de ter uma atmosfera protegida por um campo magnético", disse David Brain, cientista que estuda os planetas na Universidade da Califórnia, em Berkeley, Estados Unidos.

Com o estudo, os pesquisadores esperam aprender a evolução do clima nos dois planetas, para comparar à atmosfera da Terra.

As naves Mars Express e Venus Express estão em órbita em torno dos dois planetas colhendo dados das atmosferas e de suas interações com a radiação solar. As informações mostram que as partículas carregadas das camadas gasosas que envolvem os planetas estão sendo varridas por vento solar e tempestades.

"Marte e Vênus são planetas muito diferentes", disse Brain, que também é pesquisador da Venus Express. "A atmosfera de Vênus é muito fina, quente e seca, e a de Marte é fina e fria, mas ainda assim o mesmo processo está ocorrendo em ambos os planetas."

Ambas as atmosferas são formadas por 95% de dióxido de carbono. Apesar de a atmosfera terrestre ser formada basicamente por nitrogênio agora, os cientistas acreditam que o planeta fosse mais parecido com os outros planetas rochosos no passado.


Fonte:Site Terra

Nenhum comentário: