30/07/2007

O que é um planeta anão?


Um planeta anão é um corpo celeste muito semelhante a um planeta, dado que orbita em volta do Sol e possui gravidade suficiente para assumir uma forma com equilíbirio hidrostático (aproximadamente esférica), porém não possui uma órbita desimpedida. Um exemplo é Ceres que, localizado na cintura de asteróides, possui o caminho de sua órbita repleto daqueles pequenos astros.

De momento conhecem-se três planetas anões no sistema solar, são eles: Plutão, Éris e Ceres.



Domínio orbital


A distinção entre os planetas anões e os outros oito planetas baseia-se na inaptidão dos primeiros para limparem a vizinhança das suas órbitas, isto é, removerem pequenos corpos cujas órbitas os levem a colidir, capturar ou sofrerem perturbações gravitacionais. O conceito é combinado com uma noção de domínio orbital medido em termos de raio da massa de um candidato planetário com a massa total combinada de todos os outros corpos celestes na sua vizinhança. Considera-se que os planetas anões são demasiado pequenos, em termos de massa, para alterar significativamente o seu ambiente da forma que um planeta faria. Os astrónomos S. Alan Stern, chefe da missão New Horizons a Plutão, e Harold F. Levison encontraram um fosso de ordem 5 de magnitude em Λ entre os planetas telúricos mais pequenos e entre os maiores asteróides e transneptunianos. No entanto, Alan Stern discordou publicamente que Plutão seja visto como corpo celeste distinto de um planeta e fez notar que ele e sua equipe irão referir-se a Plutão como o nono planeta. Nota-se que será através das páginas da NASA e da equipe de Stern que chegarão futuramente informações e as primeiras fotografias de Plutão.

*MT massa da Terra.
**Λ/ΛT = M2/P, massa da Terra ao quadrado por ano.
***µ = M/m, onde M é a massa do corpo, e m é a massa agregada de todos os corpos na sua zona orbital.


Possíveis novos planetas anões

O termo planeta anão poderá vir a ser aplicado a outros doze corpos do Sistema Solar (3 asteróides e 9 transneptunianos) que estão na lista de possíveis planetas anões da União Astronômica Internacional e que aguardam mais estudos para que possam ser categorizados como "planetas anões" ou "corpos menores do Sistema Solar", entre os quais: 2003 EL61 (alcunha: Papai Noel ou Pai Natal), Sedna e 2005 FY9 (alcunha: Coelhinho da Páscoa).

Nenhum comentário: