25/07/2007

"Sobrevivente" da Challenger vai voar na Endeavour


Em 1986, a professora Barbara Morgan era a suplente de Christa McAuliffe no vôo desastroso do ônibus espacial Challenger. Mais de vinte anos após o acidente que matou todos os tripulantes da nave, Morgan se prepara para entrar em órbita, agora com a Endeavour, na missão que começa no dia 7 de agosto.Essa é a primeira vez que a Endeavour voltará ao espaço após o acidente com a Columbia, em 2003. Durante dois anos e meio, a Endeavour submeteu-se a um minucioso processo de revisão, já previsto antes da tragédia com a Columbia, que desintegrou-se na reentrada.
A Endeavour e sete astronautas, incluindo a astronauta-professora Barbara Morgan, devem partir rumo ao espaço no dia 7 de agosto, do Centro Espacial Kennedy, para fazer avançar um pouco mais as obras de montagem da Estação Espacial Internacional (ISS), um projeto de US$ 100 bilhões.
Morgan treinou inicialmente como reserva da primeira "professora-espacial" da Nasa, a agência espacial americana, Christa McAuliffe, que morreu junto com outros seis astronautas no acidente de 1986 com a Challenger.
Após a o acidente, Morgan se distanciou do programa espacial, mas voltou em 1998. A astronauta ficará responsável pelo braço-robô do ônibus espacial e supervisionará o transporte das cargas para dentro e para fora da estação.
Ex-professora do ensino básico, Morgan também participará de três sessões de perguntas e respostas com alunos de centros de ciência de Idaho, da Virgínia e de Massachusetts. A astronauta pretende ainda gravar suas atividades no espaço a fim de dar, futuramente, aulas de instrução para professores.
Morgan ingressou no corpo de astronautas da Nasa em 1998 na qualidade de primeira astronauta-pegadoga. "Barbara será capaz de ver as coisas através dos olhos de uma professora e da mente de uma professora", disse Cindy McArthur, diretora do programa educacional do Centro Espacial Johnson, em Houston.
"Esse processo levou algum tempo. E vejo nele uma lição de perseverança", acrescentou McArthur.
Redação Terra

Nenhum comentário: