29/02/2008

Estudo diz estar perto de encontrar "Planeta-X"


Cientistas da Universidade de Kobe, no Japão, acreditam que exista um planeta com dois terços do tamanho da Terra orbitando além das fronteiras do Sistema Solar. Segundo eles, simulações computadorizadas indicam que falta pouco para que o "Planeta X" seja descoberto.
O "Planeta X" - chamado assim por ainda não ter sido encontrado - teria uma órbita elíptica e completaria uma volta ao redor do Sol em milhares de anos, em um raio estimado de 15 a 26 bilhões de km. Os astrônomos acreditam que o astro possa ser descoberto em dez anos.

Segundo o cientista Tadashi Mukai, líder da pesquisa publicada na revista científica Astronomical Journal, o planeta teria uma temperatura muito baixa e sua superfície seria coberta de gelo, amônia congelada e grandes quantidades de metano.

"A possibilidade de que exista um planeta medindo de 30% a 70% da massa da Terra orbitando na periferia do nosso Sistema Solar é alta", diz a pesquisa. Se descoberto, o Planeta-X será o primeiro corpo celeste maior do que Plutão encontrado além das fronteiras do Sistema Solar.


Fonte:Site Terra

Nenhum comentário: