Na noite de quarta para quinta-feira, será possível observar o primeiro eclipse lunar total do ano. Quem quiser observar com detalhes o fenômeno astronômico poderá ir até a Fundação Planetário, na Gávea, onde um grupo de nove astrônomos explicará detalhes e curiosidades. O eclipse da Lua ocorre quando o astro atravessa a sombra da Terra, sempre em sua fase cheia. Diferentemente de um eclipse solar, este é um fenômeno que pode ser observado de qualquer lugar do planeta.
"Vamos depender das condições meteorológicas, mas tudo indica que será uma bela noite", diz Alexandre Cherman, astrônomo do Planetário. "Durante 50 minutos, a Lua estará totalmente na sombra da Terra. O próximo fenômeno deste tipo só ocorre no dia 16 de agosto e, mesmo assim, será parcial aqui no Rio."
O eclipse terá início às 22h43 e término às 2h9, com a sua totalidade ocorrendo entre 0h e 0h51. Serão distribuídas, a partir das 22h de quarta-feira, 260 senhas para os interessados em contemplar o fenômeno no planetário. As imagens serão transmitidas via internet pelo site do órgão.
História do calendário O público já pode se inscrever no curso História do Calendário, ministrado pelos astrônomos Fernando Vieira e Alexandre Cherman, na Fundação Planetário, entre 25 e 29 de fevereiro. A inscrição custam R$ 80 e inclui material didático e certificado. O curso é ministrado sempre nos anos bissextos com o objetivo de mostrar a evolução dos calendários, que foram criados baseados nos movimentos do Sol e da Lua. As aulas explicam por que há o ano bissexto e dão um panorama sobre os calendários pré-histórico, egípcio, juliano, judaico, chinês, maia e o gregoriano - utilizado, na prática, pelo mundo inteiro.
Fonte:Site Terra
19/02/2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário