08/02/2008

EUA: após dois meses, Atlantis é finalmente lançada


O ônibus espacial Atlantis decolou com sucesso da plataforma de lançamento do Centro Espacial Kennedy, no Estado americano da Flórida nesta quinta-feira apesar das ameaças de um novo adiamento devido ao mau tempo na região. O lançamento da Atlantis acontece após mais de dois meses de atrasos devido a problemas mecânicos.
A Nasa, a agência espacial americana, chegou a informar que o lançamento tinha 70% de possibilidade de que fosse adiado pelas más condições metereológicas da região. A chegada de uma frente fria sobre a zona e à possibilidade de tempestades elétricas, nuvens e chuva ameaçaram a operação.

A missão STS-122 das naves espaciais foi adiada em várias ocasiões em dezembro do ano passado após ser encontrada uma falha em um dos sensores de temperatura no tanque externo da nave.

Após o problema ser resolvido, os testes com sensores realizados hoje foram positivos. O diretor de lançamento, Doug Lyons, afirmou que a nave está pronta para partir, após os testes desta quinta.

O astronauta americano Steve Frick, comanda uma tripulação de seis pessoas: o piloto Alan Poindexter e os especialistas Leland Melvin, Rex Walheim, Stanley Love e os membros da Agência Espacial Européia (ESA) Hans Schlegel (Alemanha) e Leopold Eyharts (França). Este é a primeira viagem espacial de Poindexter, Love e Melvin.

O principal objetivo da missão é instalar e ativar o módulo científico Columbus, a principal contribuição da ESA à estrutura da Estação Espacial Internacional (ISS). O engenheiro Daniel Tani, que chegou à ISS a bordo da Discovery em outubro, voltará à Terra na Atlantis, enquanto Eyharts ficará na Estação.


Fonte:Site Terra

Nenhum comentário: