14/12/2007

Anéis de Saturno teriam mesma idade do Sistema Solar

Os anéis de saturno datam da mésma época em que se originou o sistema solar, há 4,5 bilhões de anos, e não de um período muito mais recente como se acreditava, segundo estudo publicado nesta semana nos Estados Unidos.
Os dados recolhidos pela sonda americana Voyager nos anos 70 e posteriormente pelo telescópio espacial Hubble levaram os astrônomos a pensar que os anéis eram relativamente jovens e haviam sido formados provavelmente após o impacto de um cometa contra uma das luas de Saturno, há cerca de 100 milhões de anos, explicou Larry Esposito, principal cientista da missão Cassini.

Mas as características destes anéis observados com os instrumentos da sonda Cassini, que chegou a Saturno em 2004, revelaram que eles não foram formados como conseqüência de um simples cataclisma. A idade dos diferentes anéis variam de forma considerável e as partículas que os compõem se reciclam constantemente, o que explica por quê sua aparência evolui, ainda de acordo com o cientista.

"Os índices mostram que o planeta tem dois anéis desde o momento de sua formação", afirmou Esposito. "Descobrimos que esses anéis não foram criados na véspera, na escala do tempo cósmico, provavelmente sempre estiveram ali, mas mudando continuamente, e continuarão ali por muitos milhões de anos mais", acrescentou.

O astrofísico que em 1979, com a sonda americana Pioneer 11, descobriu o anel F de Saturno, que fica mais distante da superfície do planeta, a 140 mil km, também disse que publicaria com outros pesquisadores um estudo na revista Icarus que demonstrava a teoria da reciclagem contínua das partículas nos anéis ao redor do planeta.


Fonte:Site Terra

Nenhum comentário: