11/12/2007


Imagens obtidas pela sonda Cassini permitiram aos cientistas da Nasa descobrir as origens das luas dos anéis externos de Saturno. Segundo o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL), esses astros nasceram da desintegração de corpos maiores e alcançaram sua forma atual com os escombros destes anéis.

A Nasa informou ontem que estas imagens confirmam as teorias existentes sobre o nascimento das 14 pequenas luas do planeta. "Acreditamos que a única maneira de estas luas terem chegado ao tamanho atual foi com uma enorme massa central à qual se foram aderindo partículas mais porosas", declarou Carolyn Porco, líder da missão Cassini.

Segundo Derek Richardson, professor de astronomia da Universidade de Maryland, é possível que a massa central das luas tenha sido um resíduo do fenômeno cataclísmico que levou à formação dos anéis, informou a agência EFE.

O JPL diz que os cálculos e as simulações por computador mostram que as partículas aderem com facilidade a um corpo maior que tenha a densidade do gelo. Neste processo, a lua crescerá até quando estiver relativamente próxima de Saturno. O resultado é uma lua em um anel que tem duas a três vezes o tamanho de sua massa central.

A missão Cassini é um projeto da Nasa, da Agência Espacial Européia e da Agência Espacial da Itália. A sonda conta com duas câmaras desenvolvidas e montadas pelo JPL.


Fonte:Site Terra

Nenhum comentário: