06/12/2007

Nasa: problema técnico adia lançamento da Atlantis


A agência americana Nasa adiou hoje o lançamento da nave Atlantis em 24 horas devido a um problema técnico detectado no medidor do nível de combustível no tanque externo da nave, informou a agência espacial.
A Nasa tinha previsto realizar o lançamento às 19h31 de Brasília, em uma missão cujo objetivo central é instalar o laboratório europeu Columbus na Estação Espacial Internacional (ISS).

Dois dos quatro sensores que se encontram no tanque de hidrogênio líquido indicaram que o contêiner estava seco, quando estava cheio, explicou Paul Foerman, porta-voz da Nasa. De acordo com Foerman, três dos sensores devem estar funcionando para permitir o lançamento do aparelho, com sete tripulantes a bordo.

Em setembro de 2006, outro problema similar com os sensores adiou o lançamento da mesma nave. Os preparativos para a instalação do Columbus no complexo espacial começaram há várias semanas, com caminhadas realizadas pelos três ocupantes da ISS para preparar o local onde o laboratório será instalado.

O "Columbus", construído na Itália e montado na Alemanha, constitui o maior componente europeu a ser colocado na estrutura do complexo este ano. Após anos de pesquisas, os cientistas europeus criaram um laboratório de 7,5 m de comprimento por 5 m de diâmetro.


Fonte:Site Terra

Nenhum comentário: