As autoridades da Nasa decidiram ,nesta quinta, adiar mais uma vez o lançamento do ônibus espacial Atlantis, numa missão para instalar e ativar o módulo europeu Columbus na Estação Espacial Internacional (ISS).
O adiamento pode ser de vários dias ou várias semanas, disseram fontes da agência espacial. A missão tinha sido programada inicialmente para 6 de dezembro.
Foi adiada para 9 de dezembro devido a um problema no sistema de sensores do tanque externo da nave, e em seguida houve um novo adiamento, para 3 de janeiro.
Pouco depois, a Nasa anunciou que o lançamento seria adiado até 10 de janeiro para dar férias à tripulação e ao pessoal da agência espacial.
Um comunicado da agência espacial americana explicou que seus engenheiros se reuniram hoje e decidiram corrigir o sistema. Para isso, terão que destampar parte da cobertura isolante do tanque externo.
"Não se sabe quanto tempo demorarão. Os diretores avaliarão o processo antes de marcar uma nova data de lançamento", disse o comunicado.
Numa entrevista coletiva no Centro Espacial Kennedy, o diretor do programa de naves da Nasa, Wayne Hale, disse que ainda não há "uma data de lançamento".
"Detectar e resolver o problema poderia demorar alguns dias ou semanas", acrescentou. "Já se lhes exigiu muito este ano e muito mais se lhes exigirá em 2008", manifestou Hale naquela época.
Na missão da Atlantis, de 11 dias de duração, estão programadas três caminhadas espaciais. Nelas será instalado e ativado o Columbus, a contribuição européia mais importante ao complexo.
Fonte:Site Terra
28/12/2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário