
Astrônomos dizem finalmente ter encontrado evidências definitivas de que os primeiros indícios de poeira espacial do universo foram produzidos por explosões de estrelas massivas.
Segundo os cientistas, a descoberta, realizada pelo telescópio Spitzer, da Nasa, é uma das mais significativas na tentativa de descobrir de onde vem toda a poeira existente no nosso jovem universo.
Até então, os astrônomos desconfiavam que a explosão de estrelas - ou supernovas - fosse a fonte primária da poeira, mas ninguém era capaz de demonstrar, pelo menos até agora.
Os detectores infravermelhos do Spitzer encontraram uma massa de poeira correspondente a 10 mil planetas Terra nas proximidades dos resquícios da supernova Cassiopeia A.
"Agora nós podemos dizer esta poeira apareceu em função da explosão da Cassiopeia A. A descoberta foi possível porque aconteceu na nossa galáxia, onde é perto o suficiente para estudar em detalhes", disse Jeonghee Rho, do Spitzer Science Center.
Abundante no espaço, a poeira espacial é o principal elemento formador de estrelas e planetas. A descoberta de Rho e sua equipe vai ser publicada na edição do mês de janeiro da revista científica Astrophysical Journal.
Foto:Imagem obtida pelo telescópio Spitzer mostra a supernova Cassiopeia A. As partes em vermelho representam a massa de poeira espacial equivalente a 10 mil planetas Terra
Fonte:Site Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário