22/12/2007

Spitzer acha evidência de origem de poeira espacial


Astrônomos dizem finalmente ter encontrado evidências definitivas de que os primeiros indícios de poeira espacial do universo foram produzidos por explosões de estrelas massivas.
Segundo os cientistas, a descoberta, realizada pelo telescópio Spitzer, da Nasa, é uma das mais significativas na tentativa de descobrir de onde vem toda a poeira existente no nosso jovem universo.

Até então, os astrônomos desconfiavam que a explosão de estrelas - ou supernovas - fosse a fonte primária da poeira, mas ninguém era capaz de demonstrar, pelo menos até agora.

Os detectores infravermelhos do Spitzer encontraram uma massa de poeira correspondente a 10 mil planetas Terra nas proximidades dos resquícios da supernova Cassiopeia A.

"Agora nós podemos dizer esta poeira apareceu em função da explosão da Cassiopeia A. A descoberta foi possível porque aconteceu na nossa galáxia, onde é perto o suficiente para estudar em detalhes", disse Jeonghee Rho, do Spitzer Science Center.

Abundante no espaço, a poeira espacial é o principal elemento formador de estrelas e planetas. A descoberta de Rho e sua equipe vai ser publicada na edição do mês de janeiro da revista científica Astrophysical Journal.


Foto:Imagem obtida pelo telescópio Spitzer mostra a supernova Cassiopeia A. As partes em vermelho representam a massa de poeira espacial equivalente a 10 mil planetas Terra


Fonte:Site Terra

Nenhum comentário: