30/10/2007

Astrônomos encontram centenas de buracos negros


Um grupo de astrônomos descobriu centenas de buracos negros escondidos em galáxias a bilhões de anos-luz de distância da Terra. A descoberta, realizada por meios dos telescópios Spitzer e Chandra, da Nasa, representa uma grande fração de uma população de buracos negros muito procurada por especialistas.

"Buracos negros supermassivos ativos estavam em todo o lugar no começo do Universo", disse Mark Dickinson, do National Optical Astronomy Observatory, em Tucson, nos Estados Unidos. "Até agora, nós tínhamos visto uma ponta do iceberg. Agora, nós podemos ver o iceberg inteiro", completou.

Isso significa que, no momento em que o Universo ainda era um jovem em crescimento, havia centenas de milhões de buracos negros se desenvolvendo, mais do que o dobro do total conhecido. As descobertas são também a primeira evidência direta de que a maioria das galáxias passaram suas juventudes construindo monstruosos buracos negros em seus centros.

Quasares

Essas estruturas energéticas pertencem a uma classe de buracos negros denominada quasar. Um quasar consiste em uma nuvem de gás que circunda a alimenta um buraco negro supermassivo. À medida que a poeira e o gás são devorados, energia e raios-x acabam sendo liberados. São esses raios que permitem localizar um quasar, já que a poeira o gás bloqueia a visão direta.

"Nós sabemos de outros estudos que deveria existir mais quasares no Universo, mas não sabíamos, até agora, onde encontrá-los", disse Emanuele Daddi, membro do Comissariado de Energia Atômica da França, e líder do estudo. Daddi e sua equipe começaram a estudar mil galáxias supermassivas onde se pensava não existir quasares.

Essas galáxias têm mais ou menos a mesma massa da Via Láctea, mas com uma forma irregular. Localizadas a cerca de 9 a 11 bilhões de anos-luz de distância da Terra, elas já existiam no momento em que o Universo estava na adolescência, entre 2,5 e 4,5 bilhões de anos atrás.


Fonte:Site Terra

Nenhum comentário: