16/10/2007

Nasa estende vida útil de seus veículos em Marte

A Nasa anunciou, nesta segunda-feira, que estendeu pela quinta vez a missão científica em Marte dos veículos exploradores Spirit e Opportunity.
Ambos desceram sobre a superfície do planeta em janeiro de 2004 e se considerou que eles deixariam de funcionar depois de 90 dias.


"Depois de mais de três anos e meio, o Spirit e o Opportunity estão mostrando sinais de envelhecimento, mas gozam de 'boa saúde' e são capazes de realizar um grande trabalho científico", disse John Calas, diretor do projeto no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa.

Os veículos de seis rodas independentes posaram em extremos opostos do planeta e um de seus primeiros sucessos foi a confirmação de que Marte teve água em seu passado remoto.

"Estamos muito felizes de poder aumentar a prospecção de Marte. Os veículos exploradores são incríveis e continuam produzindo resultados e funcionando além de sua vida útil prevista", assinalou Alan Stern, administrador adjunto da missão.

Neste momento, o Opportunity está descendo por uma das encostas da cratera Victoria, enquanto o Spirit se encontra em uma planície vulcânica a quase 10 km de seu ponto de aterrissagem.

Os dois veículos contam com instrumentos para analisar a constituição geológica e a atmosfera do planeta. Além disso, transmitiram à Terra centenas de milhares de fotografias da paisagem marciana.


Fonte:Site Terra

Nenhum comentário: