05/10/2007

Peru: meteorito pode virar patrimônio nacional


O Instituto Geofísico do Peru pediu às autoridades que a cratera e os restos do meteorito que caiu em setembro, na região de Puno, perto da fronteira com a Bolívia, sejam declarados como patrimônio nacional, segundo informou a agência Reuters. Os peruanos querem evitar a comercialização da pedra espacial e facilitar a investigação no local.

"O país tem que defender o que é um patrimônio cultural. As leis consideram um material com grande valor mineralógico como patrimônio", afirmou o geólogo da estatal Hernando Núñez del Prado.

O instituto denunciou a presença de um grupo de americanos no local onde o meteorito caiu, liderados pelo colecionador Michael Farmer, que se ofereceu para extrair os restos existentes na cratera em troca de ficar com algum fragmento.

De acordo com Núñez del Prado, Farmer é famoso por viajar pelo mundo em busca de pedaços de meteoritos para vendê-los. O geólogo informou ainda que solicitará uma proteção para a cratera às autoridades da região e que o Instituto Nacional de Cultura assuma a responsabilidade sobre o caso para declarar o meteorito como patrimônio cultural do país e da humanidade.

"É necessário preservá-lo por ser uma evidência científica e já fizemos contato com alguns especialistas estrangeiros para que façam estudos detalhados sobre o meteorito", concluiu.

O impacto do corpo celeste, ocorrido no dia 15 de setembro, na comunidade de Carancas, a 1,3 mil km ao sul da capital Lima e próxima ao lago Titicaca, deixou uma crátera de cerca de 14 m de comprimento e quase 8 m de profundidade.

Fonte:Site Terra

Nenhum comentário: