18/10/2007

Descoberto maior buraco negro junto a uma estrela

Uma equipe internacional de astrônomos descobriu um buraco negro que, com uma massa 16 vezes superior à do Sol, se transformou no maior já observado junto a uma estrela com grande massa e o primeiro conhecido em um sistema binário eclipsante.
Segundo um artigo publicado hoje na revista científica britânica Nature, os cientistas descobriram este sistema binário, formado por um buraco negro e por uma estrela com grande massa, na espiral da Galáxia do Triângulo (também conhecida como M33), a cerca de 3 milhões de anos-luz da Terra.

Em um sistema binário eclipsante, as duas estrelas que o formam têm um plano orbital orientado em direção à Terra, de tal modo que, da perspectiva terrestre, sofrem eclipses e trânsitos mútuos.

Graças ao telescópio Gemini North, a equipe observou a passagem de uma estrela gigante em frente ao buraco negro. Com um peso 70 vezes maior que a massa solar, a estrela se tornou também a maior visualizada por um telescópio deste tipo.

Durante este período de tempo, a estrela ofuscou a emissão de raios-X do buraco negro, o que permitiu que a equipe calculasse as massas dos dois com uma precisão maior.

Os sistemas binários de raios-X recebem esta denominação por serem formados por uma estrela de nêutrons ou um buraco negro que recebe gás continuamente de uma estrela "normal" que gira em torno dele. Este gás se aquece tanto que passa a emitir raios-X.

Os pesquisadores qualificaram a descoberta de "extraordinária", porque os modelos que explicam a formação de buracos negros a partir de estrelas com grandes massas até agora não tinham demonstrado que podem alcançar dimensões superiores 10 vezes à massa solar.


Fonte:Site Terra

Nenhum comentário: