
A Nasa, agência espacial americana, divulgou imagens captadas pela sonda espacial Cassini do vapor produzido pelos gêiseres existentes na superfície de Encélado, uma das luas de Saturno, informou nesta terça-feira a agência EFE. Cientistas descobriram que a emanação provém das quatro grandes grutas encontradas no satélite.
Os gêiseres são erupções de água quente ou vapor que são lançadas para o ar no sentido vertical.
A descoberta foi feita pelos pesquisadores Joseph Spitale e Carolyn Porco, do Instituto de Ciência Espacial dos EUA. Após analisarem imagens feitas pela Cassini durante dois anos, eles concluíram que o vapor é produzido nas quatro grutas, denominadas Alejandría, El Cairo, Bagdá e Damasco.
Os gases são compostos por uma mistura de substâncias como o nitrogênio, metano, CO2 (dióxido de carbono), propano, acetileno e água.
"Descobrimos que os gêiseres são lançados nestas quatro aberturas e a maior quantidade de vapor se concentra nas grutas de Bagdá e Damasco, afirmaram os cientistas. Segundo eles, os gases são lançados em um plano vertical muito parecido e próximo entre si.
As aberturas se localizam no pólo sul da Encélado, região onde são registradas as temperaturas mais altas da lua. O calor, que não se manifesta no pólo norte, corresponde a energia gerada pela fricção do gelo nas quatro falhas, com um movimento de fechar e abrir, similar ao de uma gaita.
Lançada em 1997, a Cassini-Huygens é a primeira missão espacial dedicada à exploração de Saturno. É uma operação conjunta entre a Nasa e a Agência Espacial Européia (ESA).
Fonte:Site Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário