05/08/2007

Agosto é mês de chuva de meteoros Perseidas.


Agosto é mês dos aficcionados pelos astros assistirem às chuvas de meteoros Perseidas. Durante os primeiros dias de agosto,e com o máximo da chuva na madrugada do dia 12 para o dia 13, os moradores de locais com céu limpo podem apreciar este belo espetaculo celeste.
A chuva de meteoros Perseidas acontece porque, uma vez por ano, a Terra é alvejada pelos resquícios dispersos pelo cometa Swift-Tuttle. Quando nosso planeta passa através da nuvem da poeira deixada pelo Tuttle, as partículas queimam em contato com a atmosfera, criando os raios claros.

Uma boa dica para quem quiser ver o fenômeno é se situar nos mais altos níveis onde o ar está mais claro e não há sombras de edifícios altos ou grandes colinas.



Um dos mais famosos e popularmente conhecidos enxames de meteoros anuais é o das Perseidas, assim chamadas pelo seu radiante na constelação de Perseu - acontece em pleno verão para o hemisfério norte e inverno para nós do hemisfério austral, com um máximo de intensidade em 12 de agosto, e oferece como média cerca de 60 meteoros por hora. Contudo, as condições de observações dos meteoros variam de ano para ano, em conformidade com que a Terra encontre, em seu caminho, uma zona mais ou menos densa destas partículas.

3 comentários:

Cícero disse...

Tenho que deixar meu registro aqui também
VOCE ESTÁ DE PARABÉNS...

Cícero disse...

Tenho que deixar meu registro aqui também
VOCE ESTÁ DE PARABÉNS...

VANIA AMORIM disse...

Muito obrigada,Cícero,pelo elogio!!Isso significa uma vitória pessoal pra mim!!Espero melhorar mais e mais esse espaço!