07/08/2007

Inaugurado na Espanha o maior telescópio do mundo


O maior telescópio do mundo foi inaugurado no dia 13 de julho, nas Ilhas Canárias, na Espanha, e tem sido chamado no país de “o maior caçador de galáxias”.
O Gran Telescópio Canárias (GTC) fica em um observatório, no alto de uma montanha na ilha de Palma, no Oceano Atlântico. A construção do equipamento começou no ano 2000 e teria de ficar pronta em 2003.
Porem, só foi concluída quatro anos mais tarde. O investimento foi de US$ 176 milhões (cerca de R$ 335 milhões).
Apesar da inauguração, os astrônomos ainda terão de esperar mais um ano para que o telescópio esteja pronto para operações cientificas. Nesse período, será concluída a montagem da lente principal, e os sistemas serão ajustados e calibrados.
A lente do telescópio tem superfícies de 10,4m de diâmetro e é formada por 36 espelhos, dos quais 12 estão instalados.
O equipamento poderá alcançar os confins do Universo graças a observações com luz visível e infravermelho. Será possível captar o nascimento de novas estrelas, estudar a fundo as características dos buracos negros ou decifrar os componentes químicos surgidos no Universo.
Todas as observações colhidas pelo telescópio serão enviadas a um centro em Madri, capital espanhola, onde serão armazenadas e colocadas à disposição de cientistas de todo o mundo, depois de transcorrido o período de exclusividade aos autores de cada observação.

2 comentários:

Unknown disse...

oi vania,,
estou gostando das suas postagens,, ja esta no meu favorito, ok!
espero que vc esteja bem.
ah.. encontrei seu blog pelo orkutr, na comunidade astronomia.
um abraço e até +!

VANIA AMORIM disse...

OI bruno!Muito obrigada pela força!Comigo esta tudo ótimo, espero que esteja com vc tb!Obrigada por prestigiar nosso blog!Seja sempre muito bem vindo!
Abraços!