
O maior telescópio do mundo foi inaugurado no dia 13 de julho, nas Ilhas Canárias, na Espanha, e tem sido chamado no país de “o maior caçador de galáxias”.
O Gran Telescópio Canárias (GTC) fica em um observatório, no alto de uma montanha na ilha de Palma, no Oceano Atlântico. A construção do equipamento começou no ano 2000 e teria de ficar pronta em 2003.
Porem, só foi concluída quatro anos mais tarde. O investimento foi de US$ 176 milhões (cerca de R$ 335 milhões).
Apesar da inauguração, os astrônomos ainda terão de esperar mais um ano para que o telescópio esteja pronto para operações cientificas. Nesse período, será concluída a montagem da lente principal, e os sistemas serão ajustados e calibrados.
A lente do telescópio tem superfícies de 10,4m de diâmetro e é formada por 36 espelhos, dos quais 12 estão instalados.
O equipamento poderá alcançar os confins do Universo graças a observações com luz visível e infravermelho. Será possível captar o nascimento de novas estrelas, estudar a fundo as características dos buracos negros ou decifrar os componentes químicos surgidos no Universo.
Todas as observações colhidas pelo telescópio serão enviadas a um centro em Madri, capital espanhola, onde serão armazenadas e colocadas à disposição de cientistas de todo o mundo, depois de transcorrido o período de exclusividade aos autores de cada observação.
2 comentários:
oi vania,,
estou gostando das suas postagens,, ja esta no meu favorito, ok!
espero que vc esteja bem.
ah.. encontrei seu blog pelo orkutr, na comunidade astronomia.
um abraço e até +!
OI bruno!Muito obrigada pela força!Comigo esta tudo ótimo, espero que esteja com vc tb!Obrigada por prestigiar nosso blog!Seja sempre muito bem vindo!
Abraços!
Postar um comentário