12/08/2007

China verá dois eclipses solares totais nos próximos dois anos


Os chineses poderão desfrutar de dois eclipses solares totais nos próximos dois anos, segundo anunciou um astrônomo citado hoje pela agência oficial "Xinhua", que descreveu a probabilidade de que um caso assim seja "único em um século".

Os eclipses serão nos dias 1º de agosto de 2008 e 22 de julho de 2009, segundo Zhu Jin, diretor do Planetário de Pequim.

Os moradores de mais de 10 cidades do centro e noroeste do país poderão desfrutar do fenômeno que ocorrerá em 2008 e às 1820 (horário local), com uma duração de dois minutos, explicou Zhu.

O segundo eclipse total, que acontecerá em julho de 2009, às 8h (horário local), poderá ser visto em mais de 40 cidades ao longo do rio Yang Tsé, como Xangai e Hangzhou, e durará mais de 5 minutos, acrescentou o astrônomo.

Um eclipse solar total é um acontecimento único no qual a interposição da lua entre o sol e a terra faz com que a estrela apareça como um aro de luz com o centro escurecido, produto da sombra do globo terrestre.

Grande parte da China pôde ver um eclipse parcial em 19 de março, que durou aproximadamente uma hora e meia, enquanto outro eclipse incompleto, em 29 de março, pôde ser visto nas zonas mais ocidentais do país.


Fonte: Site Terra

Nenhum comentário: