05/08/2007

Fato histórico!


5 de agosto.

Nasce Neil Alden Armstrong(1930),o primeiro ser humano a pisar na Lua,como Comandante da Missão Apollo 11,em 20 de julho de 1969.


Sua frase mais famosa
: "Aqui os homens do planeta Terra puseram pela primeira os pés na Lua. Julho de 1969. Viemos em paz em nome de toda a humanidade".

O último ato de Neil Armstrong na Lua foi depositar na superfície um pequeno memorial com os nomes e as fotografias de Yuri Gagarin, Vladimir Komarov, Virgil Grisson, Ed White e Roger Chaffee, os americanos e soviéticos mortos durante o começo das viagens ao espaço, antes da chegada à Lua. De todos, apenas Gagarin não morreu numa nave espacial, mas num acidente de avião, seis anos após seu histórico vôo em abril de 1961.
Em 1972 ele foi recebido com emoção e alegria na cidadezinha de Langholm, na Escócia, berço do primeiro clã Armstrong e agraciado com o título de primeiro homem livre do burgo local. O magistrado-chefe da cidade rasgou então uma lei de 400 anos de idade, que condenava à forca qualquer Armstrong encontrado na cidade, motivo pelo qual os Armstrong emigraram para os Estados Unidos ainda na época das caravelas.
Neil sempre achou que suas chances de pousar e sair com vida da Lua eram de 50% e ficou extremamente surpreso e extasiado de que tudo tenha sido um grande sucesso.
Em 1994, Armstrong processou a rede Hallmark Cards, a maior empresa de cartões da América, por usar sua histórica frase (“este é um pequeno passo...”) em cartões e decorações de árvores de natal e nunca mais deu autógrafo desde que descobriu que o site E-bay vendia por até 50 000 dólares objetos em mãos de colecionadores autografados por ele e pela tripulação da Apollo 11 e até falsificações vendidas como verdadeiras.
Em maio de 2005, Neil Armstrong envolveu-se num dos mais inéditos casos de processo por direitos autorais que se conhecem, com seu barbeiro de mais de 20 anos, Marx Sizemore. Depois de cortar os cabelos de Neil, o barbeiro vendeu por U$ 3000 as mechas do cabelo cortado a um fanático colecionador, sem o consentimento ou conhecimento de Armstrong e foi obrigado pelo tribunal a devolver o cabelo ou o dinheiro. Sem ter como reaver os restos de cabelo, Sizemore devolveu os três mil dólares que Armstrong doou à caridade.
Existe uma pequena cratera na Lua, perto do local onde aterrissou a Apollo 11, chamada Armstrong em sua homenagem. Neil Armstrong, quando jovem, foi escuteiro. Em homenagem ao escutismo, ele levou para a Lua o símbolo da Organização Mundial do Movimento Escuteiro, que está lá até hoje ao lado da bandeira dos EUA.

2 comentários:

Anonymous disse...

Vânia, muito boa as informações. Mas cuidado com o portugues, é escoteiro. BJS

VANIA AMORIM disse...

Olá ,Fabio!Obrigada por prestigiar nosso blog!E obrigada pela dica!Seja sempre muito bem vindo!
Abraços.