07/08/2007

Hubble: 17 anos ajudando a desvendar o universo.


Lançado pela Nasa em abril de 1990, o telescópio Hubble revolucionou a astronomia ao permitir que os seres humanos pudessem estudar o universo além das estrelas da Via Láctea. Com suas três lentes capazes de detectar da luz ultravioleta até a infravermelha, ele tem enviado à Terra milhares de imagens espetaculares de estruturas e formações do espaço.
No ano passado, uma das câmaras principais do telescópio parou de funcionar, reduzindo sua capacidade a uma configuração segura. Ano que vem, a agência espacial americana deve lançar uma missão para prolongar sua vida pelo menos até 2013, quando será substituido pelo telescópio James Webb (JWST), em um projeto conjunto com a agência espacial européia (ESA).

Entre as fotografias mais marcantes obtidas pelo telescópio estão mosaicos de milhares de estrelas, galáxias, supernovas e nebulosas, além de imagens detalhadas de planetas do sistema solar. Em 2005, quando o Hubble completou 15 anos, a agência espacial européia (ESA) distribuiu mais de 500 mil cópias de um DVD com um filme de 83 minutos com a história e as fotos do Hubble.

O telescópio Hubble ganhou esse nome em uma homenagem ao americano Edwin Powell Hubble (1889-1953), astrônomo que revolucionou a Astronomia ao constatar que o universo estava se expandindo. Já seu sucessor, o telescópio James Webb, é uma homenagem ao segundo diretor da Nasa.

Nenhum comentário: