31/08/2007

Descoberto sistema com mais água do que a Terra


Descoberta foi feita no embrião da estrela chamada IRAS 4B


A Nasa, agência espacial americana, divulgou nesta quarta-feira imagens captadas pelo telecópio espacial Spitzer que registram o surgimento de um sistema solar onde foi encontrado vapor de água suficiente para encher todos os oceanos da Terra cinco vezes.
A Nasa explicou em comunicado que as observações do observatório constituem a primeira visão direta da forma como a água, elemento crucial na formação de vida, começa a fazer parte dos planetas, inclusive os rochosos como a Terra.

"Pela primeira vez estamos vendo como a água surge numa região onde provavelmente se formam planetas", disse Dan Watson, astrônomo da Universidade de Rochester e autor de um estudo sobre o sistema, identificado como NGC 1333-IRAS 4B, que se localiza na Via Láctea, na constelação de Perseus, distante cerca de mil anos-luz da Terra.

Segundo os astrônomos, o vapor vem de uma nuvem central do sistema e cai sobre um disco de poeira estelar, que seria o material da formação inicial dos planetas. "Na Terra, a água chegou na forma de asteróides e cometas de gelo. A água também existe como gelo nas densas nuvens que formam as estrelas", disse Watson.

"Agora vimos que a água, que cai na forma de gelo de um sistema estelar jovem, evapora para depois se congelar novamente e se transformar em asteróides e cometas", acrescentou.

"Detectamos uma fase muito especial na evolução de uma jovem estrela, na qual o material da vida avança dinamicamente rumo a um ambiente no qual podem se formar planetas", acrescentou Michael Wenero, cientista da missão do Spitzer nos escritórios do JPL, em Pasadena (Califórnia).

A descoberta foi feita graças ao siste infra-vermelho do Sptizer, capaz de detectar o espectro de luz emitido pelo vapor de água. O processo não é visível a olho nu.


Fonte:Site Terra

Nenhum comentário: