
A missão Endeavour deve realizar três caminhadas espaciais para instalar os novos módulos da Estação Espacial Internacional (ISS). Segundo a Nasa, pode haver de uma quarta caminhada, se necessário. Confira o que será feito em cada uma das atividades.
Primeira caminhada
No quarto dia de missão, depois que o braço robótico da ISS ligar o segmento S5 ao S4, os astronautas Dave Williams e Rick Mastracchio removerão as travas que seguraram a viga S5 durante o lançamento.
Eles também vão retirar o radiador da sua posição de lançamento e transferir para o topo do segmento S5. O objetivo é liberar os painéis solares para captar energia solar.
Finalmente, o comando da Nasa na Terra vai retrair o radiador do segmento P6, no lado esquerdo da estação.
Segunda caminhada
No sexto dia de missão, Williams e Mastracchio irão remover o CMG-3, um giroscópio que está apresentado problemas, até uma plataforma despressurizada que armazena partes sobressalentes da ISS chamada External Stowage Platform-2 (ESP-2).
A ESP-2 retornará à Terra em uma missão posterior. O Endeavour levará uma nova plataforma, a ESP-3, que será instalada na estação. Dentro da ESP-3 está um novo giroscópio, que substituirá o antigo.
Os astronautas também vão desconectar os cabos de força da ESP-3 para prepará-lo para a instalação permanente junto à ISS. Isso será feito exclusivamente pelo braço robótico da ISS.
Terceira caminhada
No oitavo dia de missão, Clayton Anderson e Rick Mastracchio vão preparar o segmento P6 para a STS-120, a próxima missão da Nasa em direção à ISS.
Usando o braço robótico da estação, eles também vão mover dois esquipamentos do lado direito para o lado esquerdo do complexo. Os astronautas vão realocar uma antena e atualizar os sistemas de navegação e comunicação.
Possível quarta caminhada
Se ela ocorrer, será feita no décimo dia de missão, quando Anderson e William instalarão um equipamento de suporte no segmento S1 que permitirá futuras inspeções nas camadas protetora dos ônibus espaciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário