13/08/2007

Hemisfério Norte assiste a chuva de meteoros


Milhares de pessoas no hemisfério norte tiveram a chance de ver, na noite do domingo, um espetáculo nos céus provocado por uma chuva de meteoros chamada de Perseidas.
A chuva tem duração de duas semanas, mas atingiu o seu ápice neste domingo, sendo mais visível na Europa ocidental e na América do Norte.

Robert Massey, da Sociedade Britânica de Astronomia, disse que cerca de cem meteoros por hora puderam ser vistos em regiões onde o céu estava ainda bem claro ou muito escuro, próximo à constelação de Perseus.

O fenômeno, que acontece anualmente, coincidiu com a entrada da lua nova, proporcionado ao expectadores melhores condições para apreciar o espetáculo este ano.

A chuva de meteoros é causada por pequenos detritos, muitos deles do tamanho de um grão de areia, que cruzam a atmosfera terrestre quando o planeta passa próximo ao cometa Swift-Tuttle.

Essas partículas, resultantes da desintegração da cauda do cometa, viajam a velocidade de até 50 quilômetros por segundo, desfazendo-se em contato com a atmosfera.

Com a desintegração, o gás em volta dos detritos fica extremamente quente, produzindo os rastros de luz cadentes. "É um fenômeno espetacular que todos podem apreciar. E não é preciso nenhum equipamento além dos olhos", disse Massey.

Como bônus, os expectadores ainda puderam ver o planeta Marte, representado por um ponto vermelho que surgiu no céu a partir da meia-noite desta segunda-feira (20h, horário de Brasília).

Fonte: Site Terra e BBC Brasil

Nenhum comentário: