18/08/2007

Os Satélites de Marte: Fobos e Deimos



Fobos e Deimos são os únicos satélites conhecidos de Marte. Os dois foram descobertos respectivamente em 17 e 18 de agosto de 1877.

Os seus nomes (“medo” e “pânico”) recordam-nos a mitologia grega: Fobos e Deimos eram os filhos de Ares (Marte) e Afrodite (Vénus) e conduziam o carro do Senhor da Guerra.

Fobos e Deimos foram ambos descobertos durante a oposição de 1877 pelo astrónomo americano Asaph Hall, apesar de já Herschel ter tentado, um século antes, encontrar satélites em órbita de Marte. A sua observação continua a ser difícil – inacessível à maioria dos instrumentos amadores –, por serem muito pequenos: nas suas maiores dimensões têm, respectivamente, 27 e 15 km.

Fobos é, em todo o Sistema Solar, o satélite que orbita mais próximo do planeta-mãe: menos de 6000 km acima da superfície marciana. Encontra-se, por isso, abaixo da órbita síncrona para Marte. Por esse motivo, a sua órbita vai descendo a um ritmo de 1.8 m por século. Assim, dentro de 50 Ma pode ocorrer uma de duas coisas: ou Fobos se despenha sobre Marte ou, o que é mais provável, antes que isso aconteça as forças gravitacionais destruirão o satélite criando um anel à volta de Marte.

A característica mais distintiva de Fobos é a cratera Stickney (baptizada por Hall com o apelido de solteira da mulher) com cerca de 10 km de diâmetro - num objecto que, recorde-se, tem de maior dimensão 27 km. Isto equivaleria a ter, na Terra, uma cratera com cerca de 3500 km de diâmetro, ou seja, abrangendo toda a Europa. O impacto que provocou esta cratera deve ter causado grande destruição em Fobos, que seria inicialmente muito maior. As estrias que irradiam da cratera são provavelmente vestígios dessa destruição.

Deimos é o mais pequeno satélite conhecido do Sistema Solar. A sua baixa densidade (1.8) é da mesma ordem que a de Fobos (1.9), o que indica deverem ter composições semelhantes - provavelmente uma mistura de silicatos e gelo, análoga à dos asteróides de tipo C.

Um argumento a favor desta composição foi obtido pela sonda soviética Fobos 2 que observou a libertação de uma fina pluma de vapor da superfície de Fobos.
Por todas estas razões, é provável que Fobos e Deimos sejam ambos corpos que se desviaram da cintura de asteróides, tendo sido capturados pelo campo gravitacional de Marte.



Fotos: Deimos e Fobos

Nenhum comentário: