04/08/2007

EUA lançam cápsula Phoenix rumo a Marte.


A cápsula Phoenix iniciou hoje sua viagem de 679 milhões de km rumo a Marte, onde buscará sinais de vida na região polar norte, auxiliada por câmeras e uma pá escavadeira.
O foguete Delta II, com a altura de um edifício de 13 andares, foi lançado às 6h26 (em Brasília) da Estação Cabo Canaveral da Força Aérea, no sul da Flórida.

Os nove foguetes de combustível sólido colocados em torno da base do foguete Delta deram o impulso inicial, mas se desprenderam quase dois minutos depois.

A Phoenix alcançará sua órbita em torno da Terra cerca de 90 minutos depois do lançamento, quando o foguete dará um segundo impulso que a colocará na rota para Marte, onde aterrissará em maio de 2008.

O projeto tem um custo de US$ 420 milhões. A Nasa calculou que a Phoenix funcionará pelo menos 90 dias marcianos em sua expedição.

Os dados obtidos por outros aparelhos enviados a Marte indicam que há gelo debaixo da superfície no ponto onde a cápsula aterrissará. A missão permitirá avançar no conhecimento das possibilidades de vida no planeta.

A Phoenix está traçada para escavar com seu braço robótico, de 2,4 m de comprimento, recolher amostras da superfície de Marte e depois analisar estas amostras com uma variedade de instrumentos na própria cápsula, que pesa 350 kg.

Nenhum comentário: